Uma PEC-Proposta de Emenda à Constituição, de iniciativa do senador Capitão Styvenson Valentim, do partido Podemos, do Rio Grande do Norte, pode complicar a ida do deputado Jair Bolsonaro para a embaixada no Brasil nos Estados Unidos.
O projeto, com assinatura de adesão de 40 dos 81 senadores, não permite que parentes em até terceiro grau sejam nomeados para cargos, ainda que em função de confiança, em qualquer instância da administração do governo. Ou seja, se for aprovada o filho do presidente Jair Bolsonaro se enquadraria nessa proibição.
Pelas regras vigentes, um embaixador só pode assumir o posto como representante diplomático do Brasil no Exterior se obtiver o “sim” de 41 do total de votos dos 81 senadores. Com número considerado elevado de adesão ao projeto de Styvenson Valentim, é possível que a aprovação de Eduardo Bolsonaro não tenha êxito.
Resta saber se a emenda terá tramitação rápida, com tempo apto para ser aprovada e entrar em vigor antes da indicação do filho do presidente Bolsonaro para a embaixada em Washington.