Covid, vacinas, Bolsonaro e a Seleção Brasileira

Em frente ao Palácio do Planalto, manifestação de pesar pelas vítimas da Covid - Fotos Orlando Brito

Fim de semana repleto de notícias. A começar pela crise que envolve a realização da Copa América no Brasil. Jair Bolsonaro aceitou realizar a competição, após a Argentina e a Colômbia abrirem mão de sediá-la em função dos cuidados com a pandemia Em entrevista — depois da vitória sobre o Equador pelas eliminatórias da Copa do Mundo — o capitão da Seleção, Casemiro, sinalizou que os craques não entrarão em campo para esse torneio, por precaução contra a Covid. Segundo consta, contam com o apoio do técnico Tite.

Bolsonaro com o presidente da CBF, Rogério Caboclo, no Planalto – Foto Divulgação
Casemiro, capitão da Seleção Brasileira

Há notícias de que em decorrência, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, admitiu a demissão do treinador Tite e para substituí-lo, já existe um nome: Renato Gaúcho. Mas na tarde domingo, o assunto parece ter tomado outro rumo porque a Comissão de Ética da Confederação afastou Cabloco do comando da entidade por trinta dias, após as denúncias de que ele é acusado de abuso sexual por uma funcionária da CBF. Assim, é possível que o desejo de Jair Bolsonaro em realizar a Copa América no Brasil não aconteça.

A expectativa é que depois da próxima partida, contra o Pararaguai para a classificação ao Mundial do Catar, na terça-feira, os jogadores da equipe de Tite definam se participam ou não da tal Copa América. Bem, não se sabe o que pode acontecer. Há rumores de que o Palácio do Planalto pretende impor sua força para reafirmar a realização do torneio sulamericano, tal como pretende Jair Bolsonaro, ainda que se dispense os atuais atletas e comissão técnica da Seleção e convoque novo grupo.

Imagine a repercussão dessa história dentro do Brasol e no Exterior. Para aumentar ainda mais as tensões sobre o assunto, o relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros, pede que o atual elenco da Seleção não aceite mesmo participar da Copa América torneio e diz que esta é mais uma ação negacionista do senhor que preside o país.

Apoiadores de Jair Bolsonaro na Praça dos Três Poderes na manhã de domingo

Com todo esse barulho, um grupo de artistas brasilienses voltou à Praça dos Três Poderes, como faz todos os domingos, para pedir silêncio em respeito aos mortos pela Covid no Brasil, que já ultrapassou o número de 470 mil. Mais cedo, no mesmo local, alguns fãs de Jair Bolsonaro foram prestar apoio a ele, com faixas que pedem intevenção militar, o fechamento do Supremo e do Congresso.

Em frente ao Estádio Mané Garrincha, a carreata da oposição. Pede vacinas e diz “não” à Copa América

Também no domingo, houve carreata da oposição. No percurso pelas ruas da Capital, os participantes pedem vacinas e bradam “não” à realização da Copa América. Enquanto isso, nos sinais de trânsito das cidades, é crescente a quantidade de pessoas de baixa renda rogando por ajuda.

Deixe seu comentário