Os moradores das capitais administrativas de todo o mundo convivem com manifestações promovidas por vários setores da sociedade. Também é assim em Brasília, onde praticamente todos os dias a Praça dos Três Poderes é cenário de protestos os mais variados tipos e cores.
Bom ressaltar que as manifestações e os protestos são dos melhores produtos da democracia.
São, por exemplo, passeatas de motoristas de ônibus que reivindicam melhores condições de trabalho, defensores da proibição da vaquejada, defensores da liberação da mesma vaquejada, funcionários querendo aumento de salários, caminhoneiros exigindo o fim dos pedágios na estradas, professores sonhando com reajuste de horários, sem-terra batalhando pela reforma agrária, pacifistas brigando contra a violência, gente a favor e contra o governo, grevistas versus policiais etc etc…
Essa caminhada da foto aí aconteceu na tarde de uma de quinta-feira, emoldurada pelo belo pôr-do-sol do Centro-Oeste. Os manifestantes empunhando suas bandeiras fazem lembrar o magnífico filme “O Incrível Exército de Brancaleone”, dirigido pelo cineasta Mário Monicelli e estrelado por Vittorio Gassman. O longa-metragem relata com bom-humor e espírito crítico a caminhada de um grupo de cidadãos bradando contra os governantes, na Idade Média.
Orlando Brito