O comício do movimento Diretas-Já, na Praça da Sé, em São Paulo, em 25 de janeiro de 1984, foi um dos momentos mais significativos da história da democracia brasileira. Uma multidão de mais de 500 mil pessoas foi às ruas em apoio aos líderes da oposição pelo projeto de eleições diretas para a Presidência da República.
A massa popular estava presente não somente em São Paulo, mas em todos os estados do Brasil, à época governado por generais desde a Revolução de 1964. O Diretass-Já era tentativa de devolver ao país o direito de os cidadões escolherem o presidente da República com seu próprio voto.
Nomes importantes do cenário político fizeram verdadeira peregrinação durante meses pelo país. Eram seguidos por artistas famosos, atletas de renome, empresários de todos os portes e, sobretudo, gente de todas as classes acompanhavam líderes como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Leonel Brizola, Franco Montoro e outrosa democratas nos comícios, caminhadas e carreatas.
Mas depois, com a derrota do Diretas-Já no plenário do Congresso, Tancredo virou candidato contra Paulo Maluf, o escolhido pelo governo militar, no Colégio Eleitoral e foi eleito. Doutor Tancredo, porém, não chegou a assumir o Palácio do Planalto. Morreu após uma longa agonia no hospital e, em seu lugar, assumiu o vice, José Sarney.
Orlando Brito