Pouco se tem noticiado. O general Eduardo Villas-Boas, comandante do Exército, abriu sua agenda para receber em seu gabinete no Quartel General do Exército, em Brasília, os candidatos à presidência da República. O primeiro concorrente ao Planalto a estar com o quatro-estrelas foi o deputado do PSL, Jair Bolsonaro, há duas semanas. Também estava
presente o parlamentar gaúcho Onyx Lorenzoni.
Segundo vozes do staff do general Villas-Boas, o objetivo desses encontros é apresentar a cada um dos candidatos as preocupações com temas que considera importante para o Exército. Por exemplo, orçamento dos tempos vindouros. E ainda, ressaltar a relevância das Forças Armadas na intervenção na segurança do Rio e projetos de vigilância nas fronteiras.
No dia 15 de junho, a ex-senadora Marina Silva também esteve com Villas-Boas no Setor Militar Urbano. Aliás, o general tem usado sua página no Twytter para dizer de suas reuniões com os presidenciáveis. Sobre a candidata do partido Rede Solidariedade, escreveu: – Prosseguindo nos contatos com os pré-candidatos à presidência da república, ocasião onde apresentamos alguns temas, sob a ótica do Exército, que consideramos importantes serem discutidos por quem pleiteia dirigir a Nação, recebi a Sra Marina Silva em nosso QG…
O pedetista Ciro Gomes foi recebido no dia 18 pelo comandante do Exército e, ao final, mereceu as seguintes palavras no Twytter do general: – À tarde conversei com o Sr. Ciro Gomes na mesma toada dos outros pré-candidatos. Necessidade de orçamento previsível; atenção aos projetos estratégicos do @exercitooficial; defesa e segurança no foco da sociedade foram alguns temas discutidos.
Também Álvaro Dias, do Podemos, e Geraldo Alckmin, do PSDB, tiveram agenda nessa semana, com o comandante do Exército. Após a conversa com o candidato tucano ao Planalto, o general Villas-Boas publicou no Twytter: – Hoje, recebi o Sr. Geraldo Alckmin, pré-candidato à presidência da república. Nesses contatos, tenho mostrado a importância de discutirmos os temas defesa e segurança, iluminando-os para a sociedade, e destacado as dificuldades orçamentárias que impactam negativamente as FA.