Clodovil Hernandes foi um dos mais renomados designers da alta costura do país durante anos. Nascido na pequena cidade de Elisiário, no interior de São Paulo, em 1937, foi adotado ainda menino por um casal de espanhóis que trocou a Andaluzia pelo Brasil.
Seus modelos vestiram mulheres famosas do Brasil, especialmente da corte paulista e carioca, empresárias e artistas, a exemplo de, entre tantas, as cantoras Elis Regina e Elizete Cardoso, as atrizes Fernanda Montenegro e Cacilda Becker, as apresentadoras de televisão Hebe Camargo e Xuxa, as damas da sociedade Carmen Mayrink Veiga e Cosette Alves.
Suas coleções, marcadas pelo luxo e requinte, mereceram desfiles exclusivos além das fronteiras brasileiras, na Europa. Consagrado como estilista, buscou novos rumos. Ao lado da então sexóloga e senadora até 2018 Marta Suplicy, dividiu o programa Tv Mulher, voltado para os temas femininos na Rede Globo. Em 2006 elegeu-se deputado federal por São Paulo, com a terceira maior votação daquele ano, quase 500 mil votos.
São inúmeras, incontáveis, as pessoas que cuidam bem da própria imagem. Mas como o astro da moda Clodovil, falecido em 17 de março do ano de 2009, são poucas. Assim que chegou ao Congresso Nacional para cumprir seu mandato de deputado federal, procurou-me e pediu-me que fizesse dele um ensaio fotográfico para apresenta-lo não somente em suas atividades parlamentares, mas também sua integração com Brasília. É claro que não declinei da oportunidade de retratar personagem tão marcante.
Durante semanas, o fotografei trabalhando em seu gabinete na Câmara. E, claro, na tribuna, discursando, recebendo eleitores e debatendo com seus colegas de Parlamento no plenário. E ainda, em reunião com novos amigos e amigas da cidade. Sempre preocupado com o capricho estético, Clodovil Hernandez vestia os ternos que ele próprio desenhava.
Pena que antes de concluir o trabalho Clodovil tenha falecido. Algumas das fotos que produzi do artista-parlamentar foram essas aí. No seu restaurante predileto na Capital Federal, conversando com colegas de Legislativo, na tribuna do plenário e a caminho de uma comissão da Câmara.
Nesse mês deve estrear em São Paulo a peça de teatro “Simplesmente Clô”, protagonizada pelo ator Eduardo Marini, contando a vida e obra do famoso e respeitado estilista.