Os cientistas ainda não tem pleno conhecimento do poder de letalidade da variação da Covid-19. Ainda assim, as autoridades sanitárias se apressam para conter o agravamento dos possíveis males que já começam a chegar, segundo primeiras notícias. Na Europa, onde essa nova onda se apresenta assídua, os cuidados se multiplicam. Na Inglaterra, a nova versão do mal faz com que o governo decrete lockdonw severo.
No Brasil: No domingo, Jair Bolsonaro foi sobrevoar cidades vitimadas pelas chuvas em Santa Catarina. Depois, já que estava na praia de São Francisco do Sul, foi pescar.
No Exterior: Para evitar danos imprevisíveis os chefes-de-Estados decidiram pelo isolamento total de seus países. O Reino Unido acaba de fechar suas fronteiras. O acesso ao país fica restrito por terra, mar e ar. O primeiro-ministro Boris Johnson ocupa várias vezes a televisão para comunicar a população da gravidade do novo problema.
Por temer expansão ainda maior da pandemia da Covid-19, os representantes da Comunidade Europeia buscam várias soluções em reuniões de emergência para impedir que a variação do Coronavírus não fique fora de controle. Holanda, Bélgica, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha e França determinam que as pessoas intensifiquem as aglomerações. Até mesmo a festa de Natal fica restrita a reunião de pouquíssimos familiares. Tudo em nome de evitar novas contaminações.
Pela primeira vez na história, o mundo viverá um Natal virtual, com confraternizações entre as pessoas através da Internet. Até a tradicional Missa do Galo, celebrada pelos Papas no Vaticano, desta vez, será por transmissão remota nos computadores. Vários países restringiram voos para Londres, não somente os vizinhos europeus, mas também em outros continentes, o caso da Colômbia e Chile. Na Argentina, o presidente Alberto Fernández autorizou medidas para fechar por três semanas as fronteiras, além de suspender os voos para a Grã Bretanha.
A Organização Mundial da Saúde reitera a gravidade do momento. Emite constantes boletins atualizando sobre a variante da Covid-19 e recomenda nível total de cumprimento das restrições já postas. A OMS preocupa-se não somente com os países desenvolvidos, mais também com a Africa, por exemplo, onde mantém equipes de técnicos de saúde para orientar e assistir populações menos protegidas.
Os Estados Unidos e a Inglaterra foram pioneiros no processo de imunização de suas populações. Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu fez questão de fotografar-se no momento em que recebia a primeira dose da vacina. Considerou maneira adequada para incentivar a imunização contra o virus. Joe Biden — que derrotou Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos e assume a Casa Branca do próximo dia 20 de janeiro — também fez demonstração de preocupação com a Covid. Foi a um posto de saúde para ser imunizado.
Em Bruxelas, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já autorizou a colocação no mercado das vacinas contra a Covid desenvolvidas pela Pfizer e BioNTech. Em Portugal, o governo decidiu proibir, a entrada no país de passageiros vindos do Reino Unido. Medida idêntica foi adotada pelas autoridades da Espanha, Dinamarca, Hungria, Finlândia e Noruega.
Na França, o presidentre Emmanuel Macron se recupera da Covid, mas determinou a suspensão por 48 horas as viagens para o Reino Unido, incluindo os transportes de produtos por terra, mar e ar. A Itália acusou o primeiro caso de contágio pela nova variante da Covid Sars-2 e, por isto, também resolveu cancelar embarques e desembarques de passageiros para a Inglaterra. Qualquer pessoa que tenha chegado da Grã Bretanha nos últimos 14 dias é agora obrigada a fazer teste para checar a saúde.
Enquanto todo o mundo corre para levar vacinas aos seus homens, mulheres e crianças, o Brasil continua em batalha ferrenha contra a solução da vacinação. O número de óbitos pela Covid já ultrapassou 187 mil. Jair Bolsonaro viajou no domingo para Santa Catarina e só deve retornar aos seus compromissos na Capital Federal nessa quarta-feira. Foi sobrevoar os danos que o temporal causou em algumas cidades do estado. Depois, hospedou-se no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul. Foi pescar em alto mar.