Após 34 anos — desde 1985, quando João Figueiredo deixou o Palácio do Planalto — o Brasil volta a ter um general exercendo a presidência da República. É Hamilton Mourão, vice de Jair Bolsonaro, que viajou à Suíça para participar do Fórum Econômico Mundial de Davos.
O general Mourão despachará em seu gabinete, no Anexo II do Palácio Planalto, e permanece no cargo até o fim do mês, quando Bolsonaro retorna da viagem ao Exterior e passa por uma cirurgia no Hospital Einstein, em São Paulo, para retirar a bolsa de colostomia que usa desde que sofreu o atentado a faca durante a campanha eleitoral.
Da agenda do presidente em exercício consta somente uma cerimônia, no Rio, para participar nessa terça-feira da troca de comando de um quartel de cavalaria. Em Brasília nessa segunda-feira, ele trabalha normalmente em seu gabinete do anexo do Planalto, recebendo funcionários da Presidência para despachos administrativos e embaixadores estrangeiros.
Hamilton Mourão usou sua página no Twitter para uma declaração: “Ao amanhecer deste dia, quero expressar a honra de estar no exercício da Presidência da República. Desejo uma excelente e proveitosa viagem ao Presidente @jairbolsonaro e comitiva a Davos. Por aqui, manteremos a posição!”