Rara uma situação que reúna duas primeiras-damas no mesmo cenário e no mesmo momento e, ainda mais, ambas do mesmo país. Foi o que aconteceu nessa quarta-feira em Brasília, quando a mulher do presidente Michel Temer recebeu no Palácio Alvorada a do presidente eleito Jair Bolsonaro.
O encontro de Marcela Temer e Michelle Bolsonaro teve a finalidade de a atual primeira-dama apresentar à futura as dependências do Alvorada, que é tradicionalmente residência oficial das famílias presidenciais. A visita durou pouco mais de uma hora. Tempo suficiente para um cafezinho e um tour pelo andar térreo, onde ficam os salões informais do palácio, e no piso superior, os aposentos. A visita terminou com a entrada na Capelinha de Nossa Senhora Aparecida.
Vários presidentes residiram no Alvorada, obra arquitetônica de linhas leves concebida por Oscar Niemeyer e um cartões postais da Capital idealizada por Juscelino Kubitschek. Inaugurado em 1960, o próprio JK e Dona Sarah ocuparam o palácio por poucos dias. Depois, praticamente todos os chefes-de-Estado brasileiros usaram-no como moradia ou ambiente para receber visitantes ilustres de outros países.
Depois de apresentada ao Palácio Alvorada por Marcela Temer, Michelle Bolsonaro foi conhecer a Granja do Torto, distante cerca de quinze quilômetros e que é outra residência presidencial, na versão campestre. Foi lá, por exemplo, que moraram os ex-presidentes Jango Goulart e a primeira-dama Maria Thereza, e o general João Figueiredo e Dona Dulce.
Não se sabe ainda que escolha fará Michelle Bolsonaro. Se o novo casal presidencial vai residir no Alvorada ou na Granja do Torto. Há quem aposte que optará, assim como Michel Temer e Marcela, pela terceira residência oficial do Presidência: o Palácio Jaburu, de tamanho menor e mais singelo.
Michelle Bolsonaro chegou pela manhã à Capital, vindo do Rio de Janeiro, em voo comercial e seguiu direto para o gabinete provisório do marido no Centro Cultural do Bando do Brasil, a pouco menos de dois quilômetros do Palácio Alvorada.Nessa quinta-feira à noite, deve acompanhar o marido Jair na cerimônia de casamento, no Clube do Congresso, do deputado Onyx Lorenzzoni, futuro Chefe do Gabinete Civil da Presidência.