Marcela Temer recebe Michelle Bolsonaro no Palácio Alvorada

Rara uma situação que reúna duas primeiras-damas no mesmo cenário e no mesmo momento e, ainda mais, ambas do mesmo país. Foi o que aconteceu nessa quarta-feira em Brasília, quando a mulher do presidente Michel Temer recebeu no Palácio Alvorada a do presidente eleito Jair Bolsonaro.

O encontro de Marcela Temer e Michelle Bolsonaro teve a finalidade de a atual primeira-dama apresentar à futura as dependências do Alvorada, que é tradicionalmente residência oficial das famílias presidenciais. A visita durou pouco mais de uma hora. Tempo suficiente para um cafezinho e um tour pelo andar térreo, onde ficam os salões informais do palácio, e no piso superior, os aposentos. A visita terminou com a entrada na Capelinha de  Nossa Senhora Aparecida.

Vários presidentes residiram no Alvorada, obra arquitetônica de linhas leves concebida por Oscar Niemeyer e um cartões postais da Capital idealizada por Juscelino Kubitschek. Inaugurado em 1960, o próprio JK e Dona Sarah ocuparam o palácio por poucos dias. Depois, praticamente todos os chefes-de-Estado brasileiros usaram-no como moradia ou ambiente para receber visitantes ilustres de outros países.

Depois de apresentada ao Palácio Alvorada por Marcela Temer,  Michelle Bolsonaro foi conhecer a Granja do Torto, distante cerca de quinze quilômetros e que é outra residência presidencial, na versão campestre. Foi lá, por exemplo, que moraram os ex-presidentes Jango Goulart e a primeira-dama Maria Thereza, e o general João Figueiredo e Dona Dulce.

Não se sabe ainda que escolha fará Michelle Bolsonaro. Se o novo casal presidencial vai residir no Alvorada ou na Granja do Torto. Há quem aposte que optará, assim como Michel Temer e Marcela, pela terceira residência oficial do Presidência: o Palácio Jaburu, de tamanho menor e mais singelo.

Fotos: Secretaria Geral da Presidência da Republica.

Michelle Bolsonaro chegou pela manhã à Capital, vindo do Rio de Janeiro, em voo comercial e seguiu direto para o gabinete provisório do marido no Centro Cultural do Bando do Brasil, a pouco menos de dois quilômetros do Palácio Alvorada.Nessa quinta-feira à noite, deve acompanhar o marido Jair na cerimônia de casamento, no Clube do Congresso, do deputado Onyx Lorenzzoni, futuro Chefe do Gabinete Civil da Presidência.

Gabinete de trabalho do presidente, na biblioteca, no andar térreo. Foto Orlando Brito
Salão principal do térreo, com a parede com placas douradas ao fundo
Sala de reuniões no segundo andar, com espreguiçadeira em primo plano
Segundo andar, a caminho dos aposentos principais
Pastores evangélicos, fãs do casal Bolsonaro, foram ao Alvorada fazer uma foto em frene à residência presidencial
A futura primeira-dama Michelle Bolsonaro. José Cruz/Agência Brasil

 

Deixe seu comentário