Os Estados Unidos chegaram ao número de 500 mil mortos vitimados pela Covid-19 nessa segunda-feira. Para expressar o sentimento do governo americano e o seu próprio, o presidente Joe Biden, participou de uma cerimônia-réquiem em Washington. Ao seu lado, a primeira-dama Jill Biden e a vice Kamala Harris.
Ao pôr-do-sol, 500 velas foram acesas nas escadarias da Casa Branca e, ao som da marcha fúnebre, Biden orou pelos mortos. Antes da cerimônia, o presidente americano dirigiu palavras de conforto às famílias em luto pela perda de seus entes queridos. Disse de sua experiência pessoal, com o falecimento da primeira esposa, Neilia, e do filho Beau.
Em seu emocionado discurso, Joe Biden exortou a todos o uso de máscaras e a aplicação da vacina como forma de evitar a contaminação pela Covid. E finalizou: — É necessário honrar os mortos. Mas é preciso também cuidar dos vivos. Nós vamos superar este momento.
O número de 500 mil mortos pela Covid nos Estados Unidos supera o de americanos que perderam a vida nas duas guerras mundiais e na do Vietnã. No Brasil, os óbitos em consequência da pandemia do Coronavírus se aproxima de 250 mil.