Ideia de moeda única para Brasil e Argentina é de Sarney e Alfonsin

Bolsonaro e Macri na Argentina - Foto Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro nessa quinta-feira teve encontro com o presidente da Argentina Maurício Macri e revelou, em Buenos Aires, que os dois países estão dando um passo para a criação de uma moeda única que se chamaria Peso Real.

O presidente Bolsonaro e o ministro Guedes em encontro com empresários em Buenos Aires – Foto: Marcos Corrêa/PR

A ideia da criação de uma moeda comum para Brasil e Argentina, na verdade, nasceu ainda na década de 1980, quando de uma conversa entre os então presidentes dos dois países, José Sarney e Raúl Alfonsin.

Durante um encontro — no Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu — de preparação para a formação do MercoSul o assunto surgiu quando Sarney e Alfonsin discutiam a possibilidade de, no futuro, estabelecerem o Mercado Comum Latino Americano, nos moldes da Comunidade Europeia.

Sarney e Alfonsin – Foto Orlando Brito

Por sugestão de Raul Alfonsin, o nome do novo dinheiro seria Austral, com a aprovação de José Sarney. O tempo passou, os dois presidentes deixaram o comando das duas repúblicas e o projeto ficou esquecido.

Agora, na viagem que Jair Bolsonaro fez à Argentina, a ideia voltou. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a tal moeda única contribuiria bastante para a integração da América Latina e teria como consequência o desenvolvimento da região.

Porém, assessores do Banco Central, instituição brasileira que trata de assuntos monetários, dizem que não sequer estudos em andamento para a adoção da moeda Peso Real. Somente diálogos dobre o tema.

 

Deixe seu comentário