A morte de Fidel Castro, líder da Revolução Cubana e que presidiu a Ilha de 1959 a 2008, foi anunciada por seu irmão Raúl, que assumiu o poder com a enfermidade de Fidel. Segundo informações da tevê estatal de Cuba e da rede americana CNN, o falecimento de Fidel, aos 90 anos, ocorreu às 22:29 do dia 25 de novembro de 2016.
Durante nove dias Cuba fez luto para reverenciar El Comandante Castro. O governo determinou que nesse período todas as homenagens deviam lhe ser prestadas. E assim foi. Os funerais começaram com a exposição do corpo de Fidel no Memorial a José Marti, em Havana. Tempo para que chefes-de-Estado e personalidades internacionais pudessem vê-lo pela última vez.
Depois, em cerimônia privada, o corpo de Fidel Castro foi cremado e suas cinzas postas em um cofre. Assim, a população pode ver a passagem da caravana fúnebre que começou no Memorial da Revolução e percorreu as ruas de Havana até a cidade de Santiago de Cuba, passando por 13 províncias do país.
Em 2006 Fidel Castro Ruz surpreendeu o mundo ao anunciar que passava o poder para seu irmão Raúl. Retirou-se e jamais soube-se com precisão qual era sua enfermidade. Com saúde frágil, perdeu mais de 20 quilos e passou por inúmeras cirurgias. A última aparição do líder cubano foi dez dias antes de seu falecimento, quando recebeu a visita do presidente do Vietnã, Tran Dai Quang,