Guerra de palavras – Bolsonaro versus Haddad

Mesmo com os programas da propaganda política do Tribunal Superior Eleitoral no ar – cuja finalidade original é garantir aos candidatos apresentarem no rádio e na tevê seus planos de governo – a campanha em busca de votos vai muito além. Entraram em campo as redes sociais, que nessa eleição transformaram-se em eficaz peça de comunicação e mostram-se ponto que os candidatos usam para, em geral, agredirem-se com palavras.

É o caso dos presidenciáveis que disputam agora o segundo turno da eleição de quem vai para o Palácio Planalto, Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT. Aliás, é assim também com os candidatos que disputam os governos estaduais. O Facebook, o Instagram e o Twitter transformaram-se em arena de luta aberta.

Sem falar das tais Fake News, que viraram febre alta nessa campanha de 2018. Para conter o mar de inverdades e a proliferação das notícias falsas a Justiça tenta localizar os autores e quem as divulga para aplicar as devidas punições.

A chamada mídia tradicional – os jornais, rádios, televisões, blogs da Internet – noticia os lances básicos de cada campanha. Mas é nas redes sociais que os adversários verbalizam de maneira agressiva e explícita o que querem dizer um do outro. Para você ver isto é só visitar, por exemplo, as páginas de Haddad e Bolsonaro no Twitter. É lá que estão posts com fotos ou vídeos que dão a perfeita temperatura nessa altura da campanha.

Repare no teor das publicações que as duas candidaturas publicaram nos últimos dias no Twiiter.

Haddad sobre Bolsonaro:

“Meu adversário não descansa. Trabalha em ritmo industrial na sua fábrica de fake news. Enquanto isso sigo esperando ele dizer suas mentiras olhando no meu olho.

Haddad no encontro com igrejas evangélicas, em São Paulo. Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil que vivemos por 12 anos juntos não tem nada a ver com as mentiras de Bolsonaro. Resgate na sua memória como era sua vida a pouco tempo atrás. Não deixe o ódio cegar, vamos reconstruir esse país juntos.

Nossa missão é pela vida e pela liberdade. Contra um homem que pensa e afirma em voz alta que o erro da ditadura foi torturar e não matar.

Mais uma mentira deslavada do deputado Bolsonaro que foi desmascarada. Agora ele adultera meus livros para me atacar.

Sem sombra de dúvida, Jair Bolsonaro está entre os 10 piores parlamentares da história do país. Não respeita os trabalhadores, não respeita o povo brasileiro.

O mercado vê tudo no curto prazo. Eles estão de olho nas privatizações, nas estatais que podem ser vendidas a preço de banana. O mercado não está olhando o Bolsonaro, está de olho no Paulo Guedes, e o Paulo Guedes pode ser demitido no dia 2 de janeiro.

Quem não me conhece não pode me conhecer pelo WhatsApp do meu adversário. Quando vejo o que falam sobre mim nas redes sociais fico perplexo. Não atinge só a mim, atinge a toda minha família. O que vale ganhar voto dessa maneira?

Jair Bolsonaro e sua dificuldade de lidar com questionamentos.”

 

Bolsonaro sobre Haddad:

“Haddad (PT) ameaça a justiça e o povo brasileiro. O fingimento do apreço pela democracia não dura muito quando abrem a boca! Gostaria de uma opinião dos Tribunais deste país ou vamos viver nesse mundo de faz de contas criado por alguns?

Os mais de 49 milhões de brasileiros que votaram em mim estão sendo xingados dos piores adjetivos. Quem faz isso esquece que essas pessoas há muito sofrem com 60 mil assassinatos e 50 mil estupros por ano, além de sentirem no bolso e na vida as consequências da corrupção do PT.

Bolsonaro recebe o cardeal Dom Orani Tempesta, no Rio. Reprodução do FaceBook do candidato

Senhor Andrade, quem conversa com poste é bêbado. Existe um que está preso por corrupção e você vai toda semana na cadeia visitá-lo intimamente além de receber ordens ! Cuidado que pelo desenrolar das notícias reveladas você pode ser o próximo!

Essa história de o fantoche de corrupto admitir erros do seu partido é pra boi dormir. A corrupção nos governos Lula/Dilma não era caso isolado, era regra para governar. Por isso estão presos presidente, tesoureiros, ministros marketeiros, etc, além de tantos outros investigados.

Mudou as cores do partido, escondeu o chefe presidiário, escondeu o apoio à ditadura venezuelana, tentou abortar o kit-gay para não assumir a paternidade, e agora sinaliza mudar o plano de governo. Já nós somos os mesmos desde o começo. Quem está desesperado mesmo?

O PT arrumou um cabo eleitoral que qualquer oposição queria ter! Um forte abraço ao Cid Gomes e lembranças a quem for da família!”.

E olha que ainda faltam 10 dias para os eleitores irem às urnas.

Deixe seu comentário