Apos a acirrada campanha eleitoral que começou ainda no primeiro semestre e se estende até agora, chegou a hora de 147 milhões de brasileiros irem às urnas. Vão escolher entre treze candidatos aquele ou aquela que irá suceder Michel Temer no Palácio do Planalto.
Trezentos e cinquenta e oito homens e mulheres batalham por cinquenta e quatro cadeiras do Senado Federal, representando os 27 estados. Aliás, a disputa é também para os governos estaduais. Oito mil e quinhentos candidatos lutam pelas 513 vagas da Câmara Federal, e 17.943 pelas assembleias regionais.
Ao todo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 26.965 concorrentes aos cargos públicos estão aptos a receber votos. Desses, 68,4% são do sexo masculino e 31,6% feminino. Quanto ao eleitorado, 52,5% é composto por mulheres e 47,5% homens.
O Brasil tem 5.570 municípios, sendo o maior deles a cidade de São Paulo, com quase 9 milhões de eleitores. O segundo é o Rio de Janeiro e o terceiro, Brasília. O menor é Serra da Saudade, em Minas Gerais, com somente 941 pessoas com direito a voto.