No momento em que milhões e milhões de pessoas mundo afora estão atônitas e preocupadas com os mais variados estragos do surto do Coronarívus, uma notícia surge para aumentar ainda mais a tensão. Na verdade uma pergunta. Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro e Donald Trump, também fazem parte do grupo de 80 mil pessoas infectadas com o Covid-19?
A hipótese surge do seguinte fato: no fim de semana passado, Trump recebeu para um jantar no resort Mar-a-Lago, em Miami, uma comitiva brasileira, chefiada pelo presidente Jair Bolsonaro. Fazia parte do grupo do Brasil, o Secretário de Comunicação Social do Palácio do Planalto, Fábio Wajgarten, que circulou entre os convidados, distribuiu cumprimentos e até posou para fotos com os dois chefes-de-Estado.
Do lado brasileiro, além de Bolsonaro e Wajngarten, estavam presentes a primeira-dama Michelle; o governador do Paraná Ratinho Júnior; os deputados Eduardo Bolsonaro e Daniel Freitas; os senadores Nelsinho Trad e Jorginho Mello; os ministros Fernando Azevedo e Silva, da Defesa; general Augusto Heleno, do Gabinete Institucional; Bento Albuquerque, das Minas e Energia; Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, e também funcionários de diversos escalões, de apoio e serviços, seguranças, assessores etc.
Com Donald Trump, seu vice Mike Pence e figuras do alto staff americano.
Ao ser informada que, em São Paulo, Fábio Wajngarten teve exame confirmado como infectado pelo vírus, a Casa Branca distribuiu nota oficial dizendo que tanto o presidente americano quanto o vice não tiveram interação com o secretário do Palácio do Planalto e, por esta razão, não é necessário que ambos façam exames para averiguar a hipótese. Falando aos jornalistas nessa quinta-feira, Donald Trump declarou: — Não Estou preocupado
Em Brasília, O Palácio do Planalto informa que Serviço Médico da Presidência da República está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde não somente de Jair Bolsonaro mas tambem de toda comitiva presidencial que o acompanhou aos Estados Unidos.
O presidente Bolsonaro cancelou viagem que faria nessa quinta-feira ao Rio Grande do Norte e permanceu na residência do Palácio Alvorada. Há notícias de que aguarda resultado de exames que fez para detectar se está livre do Coronavírus. Enquanto isso, as visitas a ele não estão permitidas.
Na noite dessa quinta-feira, o presidente Bolsonaro fez em sua página do FaceBook uma transmissão ao vivo, ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A imagem do vídeo live mostra em primeiro plano um frasco de álcool gel. Bolsonaro e Mandetta usam máscaras sobre a boca e o nariz. Dizem que é por precaução, em razão de o secretário Wajngarten ter tido confirmado exame como infectado pelo Coronavírus e para dar exemploà população dos cuidados que se deve ter com a questão.