Os assuntos relacionados à Economia e à Justiça são considerados os mais relevantes do governo Jair Bolsonaro. Os dois temas estão frequentemente nas páginas da mídia por serem de interesse diretamente ligados à população. Porém, o andamento dos projetos referentes às duas pastas ministeriais têm necessariamente que ser aprovados pelo Congresso Nacional.
Os ministros Sérgio Moro e Paulo Guedes, responsáveis pelo comando da Justiça e da Economia, têm nessa quarta-feira motivos de sobra para preocuparem-se. Várias comissões serão instaladas na Câmara dos Deputados, entre elas a de Constituição, Justiça e Cidadania e também a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Além dessas, ainda na área de Moro e Guedes, haverá a instalação das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Fiscalização Financeira e Controle; Defesa do Consumidor; e outras vinte e cinco. Antes de virarem leis, os projetos que chegam à Câmara e ao Senado tramitam nelas para apreciação dos parlamentares.