Agora que o Senado e a Câmara votaram e escolheram seus respectivos presidentes – Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia –, o Congresso reabre formalmente nesta segunda-feira. Em sessão solene, as duas casas cumprem a tradição de receber a mensagem que o Poder Executivo envia ao Legislativo com os principais projetos que pretende sejam aprovados pelo Parlamento durante o ano. Entre eles, a Reforma de Previdência e o Plano de Lei Anticrime.
Tradicionalmente, o presidente da República vai pessoalmente ao Congresso para essa ocasião. Neste ano, porém, com a internação de Jair Bolsonaro – recuperando-se da cirurgia para retirada bolsa de colostomia que usava desde o atentado que sofreu durante a campanha eleitoral, no ano passado – a missão caberá ao Chefe da Casa Civil da Presidência, Onyx Lorezzoni.
Com certeza, será um momento de festa para o Democratas, partido ao qual Lorenzzoni é filiado e que elegeu os dois presidentes, da Câmara e do Senado. Será também a primeira sessão conjunta dessa legislatura, repleta de senadoras e senadores, deputadas e deputados novos. Portanto, a partir de agora os parlamentares tomarão conhecimento dos projetos do governo e vão se debruçar sobre eles nas comissões e nos plenários.