“Reassumo as funções da Presidência da República. Entre exercícios e fisioterapia, os trabalhos que já vinham sendo tocados pela nossa equipe seguem com afinco. O apoio que estou recebendo será fundamental para minha total recuperação. Muito obrigado! Um forte abraço a todos!”. Com essa postagem em sua página do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro comunicou seu retorno ao comando da República nessa quarta-feira.
Bolsonaro ainda se recupera da cirurgia para retirar a bolsa de colostomia que passou a usar desde o atentado a faca que sofreu durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora. O presidente se internou no Hospital Albert Einstein no domingo passado e a cirurgia para devolver a função intestinal durou sete horas, a cargo da equipe médica chefiada pelo Dr. Antônio Luiz Macedo, aconteceu na segunda-feira pela manhã.
Nas 48 horas em que ficou em repouso absoluto por conta da recuperação, o vice general Hamilton Mourão, assumiu interinamente o posto no Palácio do Planalto. Agora, em melhores condições de saúde, Jair Bolsonaro reassume suas funções constitucionais. Para isto, montou-se um gabinete provisório, mas com toda estrutura de comunicação, no mesmo andar do Einstein para que possa despachar os assuntos da República.
A primeira-dama Michelle e três filhos de Bolsonaro — Eduardo, Carlos e Jair Renan — o fazem companhia no Hospital Israelita Albert Einstein. Segundo o serviço de imprensa da Presidência, a recuperação do presidente é boa e, pela amanhã, deu alguns passos e até trocou mensagens pelo telefone celular com o general Mourão. A previsão é que o presidente só receba alta médica na próxima semana, quando deverá retornar a Brasília.