A mineira Grace Maria Fernandes Mendonça é a nova titular da AGU – Advogacia-Geral da União. Ela a assume o lugar de Fábio Medina Osório, demitido na semana passada pelo presidente Michel Temer após desentendimentos com o ministro Eliseu Padilha, chefe do Gabinete Civil.
Aos 48 anos, Grace Mendonça torna-se a primeira mulher a ocupar função de primeiro escalão no Palácio do Planalto e exercer o que cargo tem status de ministro. A AGU tem a função de defender o Estado brasileiro nas questões jurídicas de toda ordem.
A saída do antecessor de Grace Mendonça, Medina Osório, da chefia da AGU deixa polêmica. Alega-se que a defesa que fez no episódio da Empresa Brasileira de Comunicação não foi adequada, por exemplo, bem como a falta de sintonia com o governo. Há quem diga que outra razão de sua demissão se deve à intenção de incentivar no Planalto ações da Operação Laja-Jato.
A cerimônia de posse aconteceu no segundo andar do Palácio do Planalto e teve discurso do presidente Michel Temer, elogiando o trabalho de Grace Mendonça. Várias autoridades do primeiro escalão do governo estavam presentes, porém o que mereceu atenção foi o comparecimento do ex Advogado-Geral de Dilma Rousseff, Luiz Inácio Adams. Também estava na fila de cumprimentos, os ministros do Supremo, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Dias Tóffoli, e ainda o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara.