A seleção feminina de vôlei do Brasil trouxe das Olimpíadas 1984, em Los Angeles, um modesto sétimo lugar. Mas a atacante Vera Mossa voltou com a medalha de ouro da beleza. Foi considerada a mais bela entre as 1.566 jogadoras de todos os países disputantes. Aos 23 anos era, com Isabel Salgado, a musa das quadras. E a princesa das piscinas.
O parque aquático da Universidade da Califórnia, onde se hospedaram os atletas, ficava repleto de admiradores para vê-la em seus momentos de descanso depois das partidas. O mesmo aconteceu nos Jogos Olímpicos de Moscou-80 e Seul-88. Depois, Vera foi jogar na Itália durante cinco anos.
Ao retornar, a atleta muitas vezes campeã no Brasil participou de torneios de vôlei de praia, mas em 2000, com lesões nos joelhos, a brilhante cortadora abandonou as competições. Vera Mossa também cedeu sua formosura ao cinema quando estrelou o filme “Rock Estrela”, em companhia da atriz Malú Mader. Mas recusou o convite para posar para as páginas da revista Playboy. A mesma recusa que fez a capitã campeã Fernanda Venturini, que se casou com Bernardinho, seu ex-marido. Do casamento de Vera com Bernardinho, nasceu Bruno Rezende, um dos craques da atual seleção masculina que agora disputa os Jogos Olímpicos do Rio.
Orlando Brito