Por Maria Luiza Abbott e Marcelo Stoppa
A deputada estadual do Rio Grande do Sul Manuela D’Ávila (PC do B) ultrapassou Jair Bolsonaro (PSL) e assumiu a liderança no ranking de visibilidade e relevância dos pré-candidatos à presidência do Brasil no Twitter, na semana de 3 a 10 de maio. Manuela já vinha ascendendo e a grande surpresa da semana foi o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa que, com apenas um tuíte comunicando que não iria mais concorrer, saltou de 13º para 3º lugar no ranking. Na subida, Barbosa abocanhou parte da visibilidade de todos os seis primeiros colocados, segundo análise semanal conduzida pela AJA Solutions.
As redes sociais são feitas de diálogo e a saída de Barbosa era a novidade que todo mundo queria contar e falar a respeito. Essa dinâmica acabou reduzindo a share de relevância dos outros candidatos na semana. A natureza das redes também explica por que a visibilidade de Bolsonaro está em queda e a de Manuela, em alta nas últimas duas semanas. Apesar de ter 6 vezes mais seguidores do que Manuela, o pré-candidato do PSL tem variado pouco o discurso, que tem ressonância apenas entre seus seguidores já conquistados, sem conseguir sensibilizar uma audiência maior.
Manuela vem criando diálogos mais significativos, falando de temas que interessam a um número maior de usuários da rede. Vem também se diferenciando por não repetir os velhos discursos ideológicos, defende a união com frequência, com um sorriso que predomina em sua timeline, em fotos ou vídeos. Desta forma, vem conseguindo que suas mensagens sejam replicadas por um universo maior, que inclui seguidores de outros candidatos. Com essa estratégia, ela vai muito além dos limites de seus 197 mil seguidores.
Em 4º lugar no ranking, Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL e em 5º, o ex-presidente Lula (PT).
É interessante notar que tanto Boulos quanto Manuela vêm defendendo com frequência a candidatura de Lula e tuitam esse apoio em vídeo e texto. Sempre que o fazem, conseguem aumentar a ressonância de seus tuítes e criam um ecossistema onde há seguidores dos três, o que amplifica o alcance de suas mensagens na rede.
Chama a atenção também que a soma das fatias desses três representantes da esquerda chegou a 43% do total da relevância dos pré-candidatos no Twitter esta semana. Bolsonaro, único candidato da direita entre os cinco primeiros colocados no ranking no período, obteve 18.3% O candidato que anunciou a saída, Joaquim Barbosa, ficou com 17.8%, completando o total de relevância dos cinco primeiros do ranking.
Para o relatório completo acesse o site da empresa parceira da AJA no Brasil, Factual Informação e Análise.