O ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil conseguiu empenhar apenas R$ 5,8 bilhões até julho último, de um total de R$ 9,7 bilhões, para melhoria da infraestrutura logística do país. Dentro dos valores empenhados, cerca de 24% das obras foram concluídas e pagas.
A maior parte, cerca de R$ 3,02 bilhões, foram destinados às rodovias e R$ 687 milhões para ferroviários.
O detalhe é que os recursos empenhados e pagamentos dos chamados restos a pagar de exercícios anteriores serão o teto do gasto do orçamento de 2017, o que pode indicar uma queda de investimentos públicos. O governo do presidente Michel Temer espera suprir este baixo investimento público com obras de infraestrutura que incluam investimentos do setor privado.
O Programa de Parcerias de Investimento (PPI) da Presidência da República serve para atrair investidores privados nacionais e estrangeiros para obras de infraestrutura, sendo a contrapartida do governo a concessão de exploração por períodos de até 30 anos. Espera-se com isso que o setor privado possa construir a infraestrutura de transportes que o governo não terá condições de fazer por falta de recursos públicos.