No próximo dia 13 o novo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, quebra o período de silêncio que antecede a divulgação da ata COPOM para passar as mensagens sobre a condução da política monetária após solenidade de transmissão de cargo.
As normas estabelecidas pelo BC não impedem qualquer autoridade de falar com a imprensa, desde de que seja de forma ampla para todos os veículos credenciados na instituição.
Hoje, Ilan Goldfajn foi empossado no cargo pelo presidente da República Michel Temer em um ato reservado com a presença do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e outras autoridades palacianas, uma vez que seu cargo ainda é de ministro.
O ex-presidente do BC, Alexandre Tombini, o último ministro de Dilma Rousseff deixar o cargo, não participou do evento.O governo de Michel Temer tem uma grande consideração pela correção com que Alexandre Tombini conduziu o BC nos últimos anos e neste período de transição.
Tombini, que é funcionário de carreira do BC, aceitou o convite de Henrique Meirelles de ocupar um diretório do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI). Vai assumir o posto após um período de férias, que começa na semana que vem.