Criação de plano de carreira encerra paralisação no Tesouro Nacional

As operações de compra e venda do Tesouro Direto devem voltar ao horário comercial até amanhã com o fim da paralisação dos funcionários do Tesouro Nacional. Atualmente só é possível operar no Tesouro Direito das 17:00 às 6:00 da manhã devido a uma operação tartaruga para forçar o governo a conceder aos servidores do Tesouro os mesmos benefícios previstos em um projeto de lei aos auditores da Receita Federal.

A normalização das atividades é resultado de uma reunião dos grevistas na sexta-feira com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, quando os servidores defenderam a criação de uma carreira específica do Tesouro Nacional por projeto de lei, que o Executivo enviaria ao Congresso como solução para as negativas de aumentos salariais.

Hoje os servidores do Tesouro fazem parte da carreira da Controladoria Geral da União (CGU) como analistas de finanças e controle. Só que os funcionários do Tesouro, além das funções operacionais de controlar todas as receitas e despesas da União, passaram a fazer a administração de toda a dívida pública federal, dívida dos estados etc. Por outro lado, os parâmetros utilizados para reajustes salariais sempre foi dos auditores da Receita Federal.

O projeto de lei criando a carreira do Tesouro prevê os seguintes benefícios aos servidores:

● Criação da figura do trabalho em casa em atividades que isso seja possível, como parecer sobre operações de empréstimos aos estados ou de rolagem de dívida.

● Alteração do atual prazo de 18 meses para 12 meses na incorporação das promoções funcionais e redução dos 15 atuais níveis salariais.

Os servidores do Tesouro assinaram um acordo de reajuste parcelado de 27,8% até 2019, mas iniciaram um movimento de paralisação pedindo os mesmos benefícios de um abono de R$ 3,5 mil que está no Congresso Nacional para os auditores da Receita.

Quando foi iniciado o movimento pelo reajuste salarial, 90 servidores com cargos de chefia colocaram seus cargos à disposição de Ana Paula Vescovi, embora hoje a maior parte já tenha voltado ao trabalho. Espera-se que amanhã tudo já tenha voltado ao normal com a promessa de criação da carreira dos servidores do Tesouro.

Deixe seu comentário