O ex-secretário executivo do Ministério da Justiça do governo Lula, Rafael Favetti, considera exageradas as medidas de segurança nos aeroportos adotadas nos últimos dias para prevenir atentados terroristas nos Jogos Olímpicos.
Para Rafael Favetti, a estratégia de segurança adotada na Copa do Mundo e para a visita do papa na jornada da juventude indicam que o Brasil está preparado para enfrentar eventuais riscos de terrorismo.
“De fato, os Jogos Olímpicos precisariam de ajuste, mas sem o rigor destas medidas que a Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) está adotando nos aeroportos para cidadãos que estão viajando dentro do país”, disse ele.
Favetti admite que o volume de informações para garantir a segurança de uma Olimpíada é mais trabalhoso, custoso e com muito mais exigências na planificação. Mas isso tudo já teria sido feito pelas áreas de segurança do governo com anos de antecedência. As vistorias nos aeroportos são apenas uma pequena parte desta operação, e poderiam ser feitas com mais racionalidade.