O presidente interino Michel Temer deve aprovar amanhã em reunião com os ministros da área econômica um conjunto de medidas para estimular a atividade produtiva, em especial as exportações de produtos manufaturados.
O governo quer reduzir diversas exigências feitas hoje em dia para as pequenas e médias empresas exportarem, que geram custos e atrapalham este segmento empresarial que mais gera emprego.
O ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior já tem estudos para a criação de uma linha de crédito em condições de custos diferenciados para as exportações das pequenas e médias empresas.
O Brasil tem cerca de 20 mil empresas produzindo para o mercado externo. Apenas nestes últimos seis meses de 2016 houve um aumento de 1,088 no número destas empresas exportadoras, das quais 90% trabalham com produtos manufaturados. É uma indicação mais do que clara de que se o governo tiver medidas para este segmento estará gerando empregos, negócios, impostos e pavimentando a estrada que vai tirar o Brasil da recessão.