O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, espera definir na próxima quinta-feira com ministérios da área econômica um conjunto de medidas pontuais de estímulo ao setor empresarial. O governo quer elevar a produção industrial do país, que está operando abaixo da sua capacidade instalada, para garantir a meta de arrecadação deste ano de R$ 1,077 trilhão.
Eliseu Padilha conversou com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, esta semana e fez uma prévia da reunião com o ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, sobre ações que põem fim a exigências burocráticas que oneram os custos das empresas. Na mesma linha, estão em estudo medidas para reduzir custos de contratação de pessoal.
O esforço não envolve apenas ações dos ministérios da Fazenda e Planejamento. Os ministérios de Minas e Energia; Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Relações Exteriores também apresentam na reunião com Padilha outras medidas de estímulo à produção e exportação do país.