O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, estimou em torno de US$ 2 bilhões o potencial de novos negócios para o setor do agronegócio com a viagem que fez à Ásia, dentro de uma estratégia de elevar de 7% para 10% a participação do Brasil no comércio agrícola mundial.
É uma estratégia que pode ajudar a reverter a queda da agricultura no Produto Interno Bruto (PIB) de 2016 e ampliar o saldo da balança comercial. O setor agrícola tem um ciclo de produção rápido, mas gera mais empregos no setor de transporte, na indústria de máquinas e equipamentos e em fertilizantes do que na sua atividade-fim.
Blairo Maggi esteve em rodadas de negócios com 500 empresários de países como Vietnã, Índia, Tailândia, China e Coréia do Sul buscando ampliar a exportação de carne suína, bovina e de frango, além de pescados, couro, madeira, soja, milho, café, açúcar e frutas.
Na Índia, os executivos da indústria UPL manifestaram a intenção de investir R$ 1 bilhão em uma unidade no Brasil, para a produção de ingredientes ativos de agroquímicos.