De dimensões continentais, o Brasil é realmente um país de diversidades. Em todos os segmentos da sociedade. E no clima também. Nesse mês de janeiro, as chuvas assolam os estados de Minas, do Espírito Santo e São Paulo. Resultam em enchentes, inundações, desabamentos, desabrigo e mortes.
Na Amazônia, tempo temperado e agradável. No litoral, sol a pino, com praias cheias do Rio Grande do Sul, passando pelo Rio e se estendendo ao Nordeste.
Na região Centro-Oeste, chuva fina e frio. Em Brasília, o tempo continua fechado, acentuando ainda mais a época de recesso das atividades da chamada seara do poder. Com o presidente da República em viagem para a Índia, o movimento fica ainda mais reduzido, sem o vaivém de pessoas para as cerimônias no Palácio do Planalto.
O recesso parlamentar do Congresso e do Supremo Tribunal Federal deixa a atmofera da Capital ainda mais diferente. Parlamentares e magistrados só retornam ao trabalho no início de fevereiro. Um ou outro turista em fim de férias arrisca uma passada pela Praça dos Três Poderes.