O Ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, dedicou quase todo o dia de hoje para definir modelos de gestão e para avaliar a efetividade das ações de governo de Michel Temer.
Eliseu Padilha quer desenvolver um sistema de informação confiável para alertar o presidente da República sobre as dificuldade de execução das ações de governo nos ministérios fins.
Possivelmente o que Padilha está buscando já foi feito por um outro Padilha, de nome José, ex-funcionário da Caixa Econômica Federal, cedido à presidência de Dilma Rousseff. E é possível que ainda esteja nos computadores do Planalto.
A “resenha executiva” de José era alimentada em tempo real trazia informações básicas sobre as ações desenvolvidas pelos ministérios de interesse do presidente da República. Estava organizado por temas: Desenvolvimento Social, Segurança e Cidadania, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, etc.
Por exemplo, o Minha Casa Minha Vida, que está dentro do objetivo de Desenvolvimento Social, apresentava respostas para três indicadores: ações, objetivos e resultados.
O documento com 103 páginas era entregue diariamente à presidente da República para que pudesse avaliar o andamento de obras das Olimpíadas, dos aeroportos, Pronatec, Mais Médicos, etc.