Aquecimento Global

Reparando agora na abertura do Fórum Global sobre Meio-Ambiente, na Polônia, e na decisão do futuro presidente Jair Bolsonaro em não realizar no Brasil a próxima Conferência Mundial do Clima, recordei-me de uma história bem humorada de quando fui a COP-15, em Copenhague, na Dinamarca.

Repare na foto: é de uma fazenda situada na beira da estrada que liga a cidade de Helssingborg, na Suécia, a Copenhague. Com a temperatura 4 graus abaixo de zero, a neve cobre o solo por onde passam os postes de aço que conduzem a energia gerada pelas usinas termoelétricas. Dezembro de 2009.

Como foi – Os hotéis de Copenhague não foram o suficiente para acolher todos os participantes da conferencia sobre mudanças climáticas da ONU, a COP-15. Grande parte dos palestrantes, cientistas, ambientalistas, observadores, técnicos em meio-ambiente, funcionários de governos, manifestantes, jornalistas – o meu caso – teve de procurar abrigo nas cidades vizinhas. 

Realmente não encontramos hospedagem na capital de dinamarquesa. E o grupo de brasileiros do qual eu fazia parte teve que buscar abrigo na simática cidadezinha de Helssingborg, na Suécia, distante 100 quilômetros de Copenhague. Diariamente fazíamos de ônibus o trajeto de ida e volta até o Bella Center, local do evento.

Numa manhã, no caminho de Helssingborg para Copenhague, observando o belo visual  forrado pela neve além da estrada, fiz essa foto aí. Um colega lusitano, de um jornal de Lisboa, sentado ao meu lado no coletivo, ao ver a imagem do gelo tomando conta da paisagem no visor de minha câmara digital comentou: 

– É… é o aquecimento global!

Orlando Brito

 

Deixe seu comentário