Quem passa pela Praça dos Três Poderes já pode ver que a cidade está sendo preparada para a festa de posse de Jair Bolsonaro. A cúpula do Senado, um dos edifícios que compõem o Congresso Nacional e onde se dará o juramento à Constituição do novo presidente da República, está recebendo pintura nova.
No Palácio do Planalto, praticamente tudo está pronto, inclusive o cerimonial da posse. É lá que Jair Bolsonaro receberá faixa presidencial de Michel Temer. A rampa já foi devidamente retocada, há meses. E, para receber os ocupantes do próximo governo, novos móveis estão sendo distribuídos nos gabinetes que serão ocupados pelos ministros que lá despacharão.
A própria Praça dos Três Poderes –, hoje com suja, com grama alta e o piso de pedras portuguesas maltratado — em breves dias também vai receber cuidados. Localizado à sua direita, o edifício do Supremo também passou por retoques no visual externo.
O Palácio Alvorada também passou por restaurações. A começar pela recuperação do mobiliário, das obras de arte e até mesmo em suas dependências. Lá residiram vários presidentes, de Juscelino Kubitschek — o idealizador da Nova Capital — a Castelo Branco; de Costa e Silva e Garrastazu Médici; de José Sarney a Fernando Henrique, Lula e Dilma Rousseff. O casal Michel Temer não se adaptou ao estilo do Alvorada e preferiu habitar o Jaburu, a poucos metros dali.
Há duas semanas, Michelle Bolsonaro visitou o Alvorada, em companhia de Marcela, a atual primeira-dama. Tudo indica que decidiu-se por morar na bela obra de Oscar Niemeyer.