É possível que Carlos Roberto Massa Junior, filho do apresentador de tevê Ratinho, seja um dos “nomes novos” a vencer eleição para governador no pleito do próximo dia 7 de outubro. Ele já é bem conhecido do eleitorado paranaense, que já lhe deu mandatos de deputado estadual e federal. Agora o também comunicador e empresário, de 37 anos, lança sua candidatura a governador do Paraná.
Ratinho Junior, do PSD, desponta nas pesquisas como favorito. Alcança, segundo as últimas simulações de intenção de voto, 42%. Bem mais que a segunda colocada Cida Borghetti, do PP, com 13%, em que ocupa o hoje palácio do governo paranaense por ser vice de Beto Richa.
Comunicação e marketing não são problema para o candidato Ratinho Junior. Ele tem experiência adquirida com seu pai artista nos programas de auditório e, ele mesmo tem boa interação com público. Sua campanha é ágil e abrangente. Multiplica sua presença em viagens por todos os municípios do Paraná e nos bairros de Curitiba, de Santa Felicidade à Boca Maldita, de Butiatuvinha a Bacacheri.
Eduardo Suplicy não é propriamente um nome novo na política, mas terá mandato novo no Congresso, em Brasília. Ele já foi deputado federal e também senador da República. Após quatro anos longe do Parlamento, Suplicy tem tudo para representar novamente São Paulo, pelo PT. Ele lidera as pesquisas, com 28%, seguido por Mara Gabrilli, Major Olímpio e Mário Covas Neto, que disputam a segunda cadeira senatorial.
A volta de Eduardo Suplicy a Brasília com um mandato parlamentar coincide com a desistência de sua ex-mulher Marta, que decidiu não mais disputar eleições. Ele aproveita os comícios, caminhadas e carreatas de Fernando Haddad, candidato de Lula à presidência da República para colocar sua campanha na rua.
Benito Gama é um dos mais atuantes e experientes deputados da Câmara Federal, desde quando elegeu-se em 1986 para elaborar a Constituição de 88, pelo PFL. Tem participação não somente na área da política, mas também é conhecedor de vários setores da economia. Foi Secretário da Fazenda da Bahia e, no Congresso, onde exerce o quarto mandato parlamentar, teve participação importante em vários momentos da vida do país, por exemplo, presidiu a CPI do Impeachment de Fernando Collor. Agora em outubro, Benito é candidato à reeleição pelo PTB. Para ampliar sua atuação no cenário de sua terra, o deputado lança sua filha Taíssa para uma cadeira da Assembléia Legislativa Estadual em Salvador. Pai e filha fazem juntos campanha não somente na capital, mas também em todos os municípios.