O TSE decidiu, por 6 votos a 1, impugnar a candidatura do ex-presidente Lula, com base na Lei da Ficha Limpa. Entretanto, mesmo sem o partido trocar o candidato, o Tribunal permitiu que a campanha na televisão continuasse, com Lula podendo aparecer, mas não como candidato e com destaque para o candidato a vice-presidente, Fernando Haddad.
Haddad é quem mais pode se beneficiar do horário eleitoral. A base eleitoral do PT é a mais sensível à propaganda televisiva. Em 2010, Dilma Rousseff cresceu quase 10 pontos nas pesquisas após uma semana de propaganda na TV. Por isso foi fundamental para a coligação a decisão do TSE, que impugnou a candidatura de Lula, mas manteve a propaganda eleitoral para apresentar Haddad como vice, que vai assumir a candidatura em breve. Portanto, durante esse período de 10 dias, será possível manter e reforçar a narrativa lulista de perseguição política, e de quebra, associar as imagens de Lula e Haddad. É bem possível que nas pesquisas após o feriado de 7 de setembro, Haddad já apareça empatado ou um pouco à frente de Marina Silva na segunda colocação, caminhando em direção ao segundo turno.
*Victor Oliveira, mestrando em Instituições, Organizações e Trabalho (DEP-UFSCar). E-mail: ep.victor.oliveira@gmail.com