14″Depois do vendaval”, o filme dirigido por John Ford e levado às telas em 1952, é um dos clássicos do cinema. Um misto de drama, comédia e romance, narra a história de um lutador vitorioso que se apaixona pela irmã de um dos seus rivais nos ringues. O lutador, John Wayne, se casa com Maureen O’Hara, interessado em sua riqueza. Depois de marchas e contramarchas, o campeão se vê obrigado a enfrentar o cunhado, naquela que resultou numa tremenda e renhida luta.
O roteiro do cinema não tem ligação direta com o atual cenário da política brasileira. A não ser a mistura de drama, romance e comédia. Para nós, o drama fica por conta da verdadeira batalha que se trava nos três poderes de nossa República, com o envolvimento de operações policiais e do povo na rua, na luta pelo impeachment da Presidente. O romance, pelas paixões e interesses ideológicos. E a comédia, devido ao sem fim de lances que beiram o pitoresco.
Porém, tanto na ficção do filme como na realidade da política brasileira, depois dos momentos de aflição e de eletrizante movimentação, tudo parece voltar à serenidade. Somente depois do vendaval que assolou vida é que a normalidade voltou a reinar.