Obras de infraestrutura do Buritizinho são entregues à população

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília.

MARIANA DAMACENO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Um dos principais conjuntos de obras de infraestrutura do governo de Brasília foi entregue na manhã deste domingo (13). As intervenções no Setor Habitacional Buritizinho, em Sobradinho II, iniciadas em janeiro de 2016, beneficiam cerca de 6 mil pessoas.

As obras, numa área de 90 hectares, trouxeram qualidade de vida e livraram a comunidade do desconforto tanto na época da seca como na estação das chuvas. “A gente sabe como as pessoas, sobretudo as crianças, sofriam com a poeira e a lama”, observou o governador Rodrigo Rollemberg, presente ao ato

Luiz Pereira, de 59 anos, conhecido pelos vizinhos como Poeta, mora no setor há dez anos e viu a região nascer. “Não tinha nada. Era só mato e a gente, em cima do caminhão, pedindo para que as coisas melhorassem”, lembrou. “Confesso que cheguei a não acreditar.”

A luta, para Ismailson Pereira, de 36 anos, valeu a pena. Para ele, a calçada e o asfalto que passam na frente da casa que divide com a família há cinco anos representam a realização do sonho de uma comunidade inteira. “Mudou tudo”, resumiu.

As obras incluem:

4 lagoas de retenção das águas de drenagem
8 km de redes para captação de águas pluviais
51,5 km de calçadas, com rampas de acessibilidade e piso tátil
22 km de meios-fios
11 km de ruas de pavimentação

O investimento é de R$ 26.342.500,50, abaixo do valor inicialmente orçado (R$ 37 milhões), provenientes da Caixa Econômica Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC Pavimentação e Qualificação de Vias), com contrapartida do governo de Brasília.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) aproveitou o evento de entrega das obras, na Praça Murici, para tirar dúvidas sobre regularização e melhorias habitacionais.

Durante o evento de entrega das obras, os moradores tiveram acesso a serviços como emissão de carteira de identidade, pela Polícia Civil do DF; Bombeiro nas quadras, com o Corpo de Bombeiros Militar do DF; e atendimento do pró-vítima, pela Secretaria de justiça.

Ainda teve campanhas educativas de trânsito, feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) e pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), corte de cabelo e atendimentos às mulheres pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

EDIÇÃO: VANNILDO MENDES

Deixe seu comentário