Se a Superintendência da Polícia Federal atender à solicitação do Sindicato dos Delegados de PF do Paraná, é provável que Lula seja transferido de onde está preso desde sábado.
Segundo a entidade, o ex-presidente deve ser levado para outro local igualmente seguro. Mas, onde está, sua presença traz contratempos aos serviços de, por exemplo, antecedentes criminais e emissão de passaportes, e aos moradores da vizinhança, no bairro de Santa Cândida.
Desde o ultimo sábado – quando Lula chegou ao prédio da Federal para começar a cumprir a pena de 12 anos e um mês que recebeu do juiz Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – a militância e lideranças do PT montaram acampamento nas cercanias do prédio e prometem lá ficar até que seja solto. E também manisfestantes favoráveis à prisão do ex-presidente se fazem presentes.
Em nota, o sindicato dos federais destaca que diariamente, centenas de pessoas que frequentam essas instalações precisam, por razões diversas e relevantes, de segurança e agilidade no atendimento. E que, além disso, os policiais federais envolvidos nesta operação de segurança estão sem poder desenvolver suas atividades policiais normalmente.