A semana passada foi repleta de fatos que dominaram a seara do poder. Terminou com a movimentada e retumbante prisão do ex-presidente Lula. Mas começou com a definição de várias mudanças no primeiro escalão do governo Michel Temer, com a substituição dos ministros que deixaram seus cargos para concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados, ao Senado e até à Presidência da República nas eleições de outubro.
Ontem o Palácio do Planalto anunciou que Moreira Franco trocará de função na estrutura do governo federal: deixará a Secretaria-Geral da Presidência para assumir o Ministério das Minas e Energia, no lugar do deputado pernambucano Fernando Coelho Filho. A posse será amanhã. Vai coordenar o processo de privatização da Eletrobrás.
Wellington Moreira Franco, de 73 anos, nascido no Piauí, foi prefeito de Niterói, governador do Rio de Janeiro, deputado federal, ministro do governo Dilma Rousseff e, agora, de Michel Temer. Não está definido ainda se a Secretaria-Geral da Presidência da República terá um novo titular ou se as atribuições da pasta passarão para o Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.