Após ser preso pela Polícia Federal em São Paulo, o deputado Paulo Maluf desembarcou nessa sexta-feira em Brasília. Viajou no avião King-Air da PF, seguiu para perícia médica para avaliar seu real estado de saúde, no Instituto Médico Legal do Distrito Federal. Em seguida, foi levado para o penitenciária da Papuda, onde estão presos nomes famosos, como o ex-senador Luiz Estevão e o ex-deputado Geddel Vieira Lima.
Maluf foi preso nessa semana por decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, para cumprir condenação de sete anos e nove meses por gastos indevidos quando foi governador de São Paulo e enriquecimento ilícito. A ministra Cármen Lúcia negou pedido da defesa do deputado para que ficasse preso em sua residência da capital paulistana, por conta de sua idade avançada.
O ex prefeito e deputado Paulo Salim Maluf vai dividir uma cela de trinta metros quadrados com outros detentos do bloco 5 da Papuda. Fica aguardando que seus advogados consigam na Vara de Execuções Penais autorização para que passe a cumprir a pena em sua residência em Brasília.