Lula acaba de ser denunciado pelo Ministério Público do DF. O juiz Vallisney de Oliveira, da 10a. Vara Federal de Brasília, aceitou denúncia que acusa o ex-presidente de ter recebido propina quando ainda ocupava o Palácio do Planalto. Ele teria editado a medida provisória 471, de 2009, que favorecia montadoras de automóveis estabelecidas nos estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, com a prorrogação de benefícios fiscais.
Agora réu numa sétima ação penal, Luís Inácio Lula da Silva, responderá a processo por corrupção passiva na Operação Zelotes, que investiga as irregularidades contra o erário público. Além do ex-presidente, também fazem parte do processo seu ex-chefe de gabinete na Presidência e ex-ministro de Dilma Rousseff, Gilberto Carvalho. E ainda, José Ricardo da Silva, que foi membro do Conselho Administrativo da Receita Federal; e os empresários Alexandre Paes dos Santos, Carlos Alberto Oliveira Andrade, Mauro Marcondes Machado e Paulo Arantes Ferraz.
Consta da denúncia contra Lula e Gilberto Carvalho, documentos que comprovam promessa de recebimento indevido, por facilitação de negócios, em valores que atingiriam seis milhões de reais.
Lula já tem uma condenação, de nove anos e meio, em primeira instância conferida pelo juiz Sérgio Moro, da Operação Lava-Jato. A assessoria jurídica do ex-presidente, afirma que é mais uma denúncia injusta e que ele provará sua inocência.