–Caramba!!!
No ano passado escrevi o texto abaixo, sobre as festas de São João do Nordeste. Nem sei quantas vezes fui para lá fotografar aquela maravilha autenticamente brasileira. Alegre, repleta de cores e personagens sensacionais.
Pena que a pandemia do corona vírus chegou nos últimos meses para modificar, alterar a rotina e tirar a vida de milhares de pessoas.
De qualquer maneira, vale relembrar como eram. E torcer para que no ano que vem, as maravilhosas festas juninas voltem ainda mais brilhantes, seja em Caruarú, Campina Grande, São Luís, Juazeiro e todas as cidades desse imenso Brasil.
E tragam de volta esse festival de folcore, com comidas típicas, clima fraternal e música contagiante.
—-
Os estados do Nordeste se transformam numa festa só no mês de junho, botando milhares de pessoas para dançar e curtir o melhor do folclore brasileiro. É um festival de pura descontração e criatividade em nome da alegria.
Para merecer o título de realizar o Maior Forró do Mundo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba travam batalhas movidas pelo som contagiante dos baiões de Luiz Gonzaga e outros artistas. Dominguinhos, Elba Ramalho, Osvaldinho do Acordeón.
É um dos grandes momentos da cultura regional do país ganhando a preferência de turistas de todas as regiões do Brasil e de outros países.
Além de participar dos grupos de atiradores de bacamartes e dança de quadrilha, se deleitam com os sabores da gastronomia sertaneja e assistem a uma enormidade de shows musicais em homenagem a São João e São Pedro.
O Parque do Povo, no centro de Campina Grande, vive a atmosfera de uma feira popular, onde jamais falta divertimento para gente de todas as idades.