O presidente Michel Temer e sua mulher, Marcela, receberam hoje no Itamarati o casal real da Suécia, rei Carlos Gustavo e a rainha Silvia Sommerlath para um almoço em sua homenagem. Agenda bem diferente do dia-a-dia dos últimos tempos, ao lado de convidados do corpo diplomático e longe dos problemas da política.
A rainha Silvia, para quem não sabe, é filha de uma brasileira, Alice Soares Toledo. Silvia nasceu em 1943, logo depois que sua mãe casou-se com o industrial alemão Walther Sommerlath, que veio morar no Brasil para administrar a metalúrgica Uddeholm, no Paraná. Entre 1947 e 57, a família mudou para São Paulo, onde a menina foi estudar no tradicional colégio Visconde de Porto Seguro.
A família Sommerlath retornou à Alemanha e, anos depois, Sílvia trabalhou por pouco tempo como aeromoça e, sem seguida, assumiu a chefia de protocolo dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. Foi quando conheceu o jovem Carlos Gustavo, príncipe herdeiro da Suécia, durante uma entrevista coletiva. O primeiro contato transformou-se em amizade, depois em noivado e em casamento.
Com a morte do rei Adolfo VI , em 1973, Carlos Gustavo assumiu o trono. Em 1976 Silvia e Carlos Gustavo se casaram. Ela fala seis idiomas: o sueco, francês, alemão, espanhol, inglês e o espanhol, fluentemente, e ainda a lingue de sinas deficientes auditivos.