Na sexta-feira, o Congresso foi palco de mais uma crise, o episódio da ação da Polícia Federal nas dependências do Senado, que culminou com a prisão de agentes da Polícia Legislativa. A alegação é que participaram de varredura e desmonte dos chamados grampos de escuta para espionagem instalados na residência de parlamentares, o que caracterizaria obstrução da justiça.
Porém, na mesma sexta-feira, uma cena inusitada amenizou a atmosfera de crise: dezenas de alunos que fazem parte do Projeto Câmara Mirim ocupavam o famoso Salão Verde. Alheios aos dissabores dos problemas, faziam uma verdadeira festa de esperança no local por onde transitam diariamente parlamentares, assessores, funcionários, jornalistas, lobistas e demais personagens do mundo da política.
O Projeto Câmara Mirim é uma ação educativa de iniciativa do setor de Relações Públicas da Câmara dos Deputados e que simula a atividade legislativa desde a concepção de um projeto e sua tramitação até a aprovação, passando pelas comissões e terminando no plenário. De caráter puramente educacional, tem o objetivo de formar crianças para o bom exercício da política.
Escolhidos por suas escolas em vários estados do Brasil, os jovens estudantes – crianças que cursam do quinto ao nono semestres – viajam até a Capital acompanhados de professores para verem de perto como funciona o processo legislativo. O Câmara Mirim acontece na Câmara dos Deputados sempre no mês de outubro.
Torçamos para que dessa turma saiam grandes nomes para o futuro da política.
Para os pais interessados em que seus filhos participem desse projeto democrático, aí vai o link para inscrições: http://www.plenarinho.gov.br/camaramirim/o-que-e