Lula em sua primeira campanha para presidente

Lula em carreata durante sua primeira campanha para o Planalto. Foto Orlando Brito

Ao encontrar em meus arquivos essa foto — que fiz em 8 de de agosto de 1989 — me pus a olhar para a trajetória desse impressionante personagem da vida brasileira. Lula participava de uma pequena carreata numa cidade-satélite em Brasilia, acompanhado de seu companheiro de PT, Luiz Gushiken. Era a primeira tentativa para chegar à Presidência da República. Depois, se elegeu contra Serra e subiu a rampa do Planalto. Mas, quanta coisa mudou em sua vida de lá para cá …

Fotógrafo que cobre o poder há décadas, tive a primazia de acompanhar, ver de perto, retratar os caminhos de Lula nas mais variadas facetas de sua carreira na política. Desde quando desembarcou pela primeira vez em Brasília, assustado com a profusão de nomes importantes a desfilar nos salões do Congresso, nos idos dos anos 1970. Depois, parlamentar, na tribuna da Câmara. Também nos protestos contra os militares, bradando a favor do impeachment de Collor, subindo a rampa do Planalto como presidente do Brasil, viajando pelo mundo. Altos e baixos.

Interessante a trajetória de vida de Lula, o Luís Inácio da Silva, que daqui pouco mais de um mês, em 27 de outubro, completará 71 anos. O sétimo dos oito filhos de um casal de humildes lavradores no interior de Pernambuco teve, ainda na infância, de seguir com a mãe num caminhão pau-de-arara para São Paulo. Na cidade grande, morou em casa precária e conseguiu ser alfabetizado. Ainda rapazote foi trabalhar como metalúrgico. Ingressou no sindicado da categoria e acabou presidente da entidade. Fundou o PT, Partido dos Trabalhadores. Liderou várias greves durante o regime militar que comandou o Brasil.

Luis Inácio da Silva entrou para a política. Virou Luis Inácio Lula da Silva. Elegeu-se, em 1987, deputado federal para atuar na Constituinte. Ficou famoso, ganhou corpo. Em 1989 resolveu lançar-se candidato a presidente da República. Foi para o segundo turno contra Fernando Collor de Mello, mas não venceu. Depois, candidatou-se novamente à Presidência, contra Fernando Henrique Cardoso. Também não venceu. Chegou, enfim, ao Palácio do Palácio do Planalto para cumprir dois mandatos. Tornou-se o trigésimo quinto presidente do Brasil. Bateu recorde de popularidade, segundo pesquisas.

Lula governou o país durante oito anos. Em seu primeiro mandato, viu acontecer o chamado Escândalo do Mensalão, que anos depois culminou com a prisão de vários de seus companheiros, entre eles, José Dirceu, que foi ministro-chefe da Casa Civil da Presidência. Dono de grande carisma junto ao eleitorado, emprestou seu prestígio popular para eleger e reeleger Dilma Rousseff para o Planalto.

O segundo mandato da Senhora Rousseff, como todos vimos, foi turbulento e resultou breve. Dilma sofreu processo de impeachment em agosto passado. Nos últimos tempos, Lula virou alvo de várias acusações, investigações e, nessa semana, acabou virando réu na Operação Lava-Jato. Que futuro reserva o destino para a vida desse marcante personagem da história do Brasil?

 

Deixe seu comentário