Mais informação é o caminho para a democracia, defende Fachin, do STF

Edson Fachin, juiz da Corte Suprema, defende o acesso à informação e ao conhecimento como "o caminho que nos liga ao lugar fundamental para termos mais cidadania, liberdade e democracia"

O Fórum Pato Branco (PR) aconteceu entre 9 e 11 de dezembro - Foto Rudi Bodanese

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, fez uma veemente defesa do direito à oportunidade para todas as pessoas e a necessidade de democratização do conhecimento em uma manifestação ao Fórum Cidadão para o Mundo, realizado de 09 a 11 de dezembro, em Pato Branco (PR).

“O direito à igualdade de oportunidades, à democratização do conhecimento, à vida digna convive com a responsabilidade de juntos edificarmos, a partir de cada casa, de cada jardim, de cada olhar, uma sociedade livre, justa e solidária”, afirmou Fachin em participação online no Fórum.

Fachin destacou que a tecnologia, os meios de informação, através de conhecimentos e valores podem dar contribuições relevantes para o fortalecimento das comunidades e de uma sociedade pautada cada vez mais por valores construtivistas e globalizados.

“Essa condição única que hoje se vive, da comunicação instantânea, aproxima pessoas, veicula possibilidades de solidariedade, de afeto e de empatia. O acesso às informações é a estrada do conhecimento. É o caminho que nos liga ao lugar fundamental para termos mais cidadania, liberdade e democracia”.

Edson Fachin, um dos 11 juízes do STF, defendeu a combinação de informação e democracia – Foto: Rudi Bodanese

O ministro pontuou ainda a importância da troca de informações instantâneas, a presença quase que simultânea de todos em todos os lugares, aproximando pessoas, veiculando possibilidades e oportunizando aos cidadãos temáticas fundamentais dentro de uma perspectiva pessoal e social.

“Por isso, venho saudar esse encontro, as boas ideias, os bons empreendimentos, como se faz em uma singularidade e universalidade de seres humanos que não mais se restringem aos limites físicos de um município, mas sim integram uma coletividade”.

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, destacou a importância do Fórum. “É um importante evento que reúne diversos pato-branquenses que construíram carreira profissional fora daqui, mas voltaram para colaborar com o desenvolvimento do município, compartilhando suas experiências e agora estão aqui para colaborar na formação de novos profissionais para o mundo. Tenho a certeza que esses três dias de debate [foram] muito produtivos e enriquecedores”.

Diretor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco) e coordenador do painel de Educação, Gilson Ditzel, que aconteceu na quinta-feira (09), às 20h, destacou que a realização de um Fórum busca promover uma reflexão sobre diversos aspectos a partir de depoimentos de pessoas que fazem parte da história passada e presente do Município.

“Pato Branco se destaca pela escolha que fez na década de 90 de mergulhar na Sociedade do Conhecimento, investindo fortemente nas instituições de ensino superior, promovendo a criação e fortalecimento de empresas de base tecnológica. Nossa cidade, de muitos títulos conquistados, proporciona a todos que trabalharam para construir este município e os que começam esta caminhada um ambiente de possibilidades infinitas”.

 

Deixe seu comentário