Os rigorosos cortes de gastos que o governo Temer promete fazer não vão chegar à área de publicidade. O orçamento da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) para 2017 será de R$ 350 milhões, cerca de 20% a mais do que o previsto para este ano. Ainda com a digital de Dilma Rousseff, o orçamento de 2016, que está sendo executado, é de R$ 290,753 milhões.
A Secom terá em 2017 R$ 35,369 milhões para publicidade de utilidade pública (PUP); R$ 258,878 milhões para publicidade institucional (PI); R$ 54,953 milhões direcionados a programas de divulgação feitos pela Empresa Brasil de Comunicação e R$ 800 mil destinados a capacitação dos servidores da Secom. Como se vê, o item publicidade institucional, aquele que permite fazer propaganda mais explícita do governo, tem orçamento quase três vezes maior do que os demais.
A justificativa do governo é de que ampliou a verba de publicidade institucional a fim de informar a população sobre as medidas de controle de gastos, reforma da previdência, que serão marca do governo de Michel Temer. Estão incluídas aí também as campanhas sobre os programas sociais, nos quais o governo quer colocar sua digital.
Para não ultrapassar o teto estabelecido pela PEC 241, a Presidência da República vai precisar compensar esse adicional de gastos em algum de seus outros órgãos.