Um dos mais famosos e importantes personagens do Século XX completa hoje 90 anos. Seu nome completo, Fidel Alejandro Castro Ruz, nascido no pequenino povoado de Birán, na província de Holguín, em Cuba. Em 1959, Fidel e seu irmão Raul Castro, o argentino Che Guevara, Camilo Cienfuegos e outros guerrilheiros derrubavam o governo do presidente Fulgêncio Batista, após anos de luta contra as forças governistas. Com a vitória de La Revolución, o grupo subiu ao poder em Havana.
Pouco depois de assumir o poder na ilha, o grupo de Fidel sofreu baixas. Che Guevara tomou novos rumos. Partiu para a África e, depois, para a Bolívia. Retornava à América Latina com o projeto de, ao lado de fiéis seguidores, expandir a ideologia comunista. Camilo Cienfuegos morreu em circunstâncias misteriosas. O avião em que estava caiu no mar quando o amigo de Fidel voava para uma missão em Camaguey. Raul permaneceu ao lado do irmão e, hoje, o substitui no comando de Cuba.
Em 2006, com a saúde abalada, Fidel Castro retirou-se da cena principal. Entrava para a história como o maior contestador do que chamava de imperialismo americano. Durante o período de John Kennedy na Casa Branca, Castro deu início a um regime de força e ficou à frente do poder por 47 anos, aliado da Rússia. Implantou franca oposição aos Estados Unidos. Hoje, mesmo afastado e sem aparições públicas, ponteia os destinos de seu país. Raul Castro agora dá novos rumos a Cuba. Permite a colta de conterrâneos exilados, recebeu em Havana o presidente Barack Obama e até deixou acontecer um show dos Rolling Stones.