Hoje, 23 de outubro, Pelé completa 80 anos. É, com certeza, o brasileiro mais conhecido e querido do planeta. Parabénssssss!!!
Em 1985, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, não abriu mão de escalar Pelé para integrar o time do seu ministério. Convidou-o para a pasta dos Esportes. No dia da posse, no Planalto, o Rei do Futebol não deixou de atender aos jornalistas que cobríamos a festa de posse. Deu várias entrevistas e só arredou pé do segundo andar do palácio depois de uma hora, atendendo a todos os presentes à solenidade que lhe pediram autógrafo.
Aliás, é bem oportuno lembrar: em seu discurso de posse como ministro, exortou os negros a votarem em negros. E também que, quando fez o milésimo gol no Maracanã lotado contra o Vasco, alertou para os cuidados com as crianças do Brasil.
Edson Arantes do Nascimento – Pelé, o rei que virou ministro – permaneceu no Ministério dos Esportes por três anos. Em seu lugar, assumiu o deputado paranaense Rafael Grecca, hoje prefeito de Curitiba.
Nem sei quantas vezes fotografei esse verdadeiro ídolo do esporte, dentro e fora de campo. E não somente aqui no Brasil, mas em diversos países mundo a fora. E também não somente dentro de campo, mas como personalidade, admirado e requisitado para todo tipo de eventos festivos.
Orlando Brito