Nessa quinta-feira, em torno de 120 chefes-de-Estado participam de teleconferência para, cada um, falar da situação de seu país com a crise da pandemida do Coronavírus. Vão fazer um balanço sobre as medidas que adotaram para enfrentar o problema. Jair Bolsonaro também terá voz.
Para evitar que o contágio pelo Coronavírus aumente a contaminação nas populações, autoridades de praticamente todo o mundo — sejam presidentes, primeiros-ministros, prefeitos ou governadores — determinaram que as pessoas que residem em seus domínios adotem o isolamento domiciliar.
Uns defendem o isolamento parcial. Outros nenhum isolamento. E as razões são várias e causam polêmicas dicussões. É um universo de interesses em jogo. Políticos, econômicos e sociais. São os cuidados com a saúde versus a defesa do desempenho da Economia.
O isolamento total é, for fim, a medida que, em sua maioria, as autoridades adotaram. Contudo, não se pode prever com exatidão os reflexos que este implicará na vida de cada nação e de cada cidadão. Tanto no aspecto econômico, quanto no funcionamento e atendimento dos serviços públicos e na própria saúde das pessoas.
O surto da Covid-19 surgiu no fim do ano passado na cidade de Wuhan, na China. Não demorou para que se alastrasse por todos os continentes. Virou pandemia. Ou seja, endemia global. Um sem número de internações, milhares de mortes. Sofrimento e apreensão em todo o planeta.
A grande expectativa fica em torno da ciência. Pesquisadores estão a mil em busca de vacinas e medicamentos que possam parar a contaminação pelo Coronavírus e mesmo a sua cura.
Uma coisa é certa: se até agora não houve número maior de infecções e mortes deve-se à à mídia, à imprensa. E ao trabalho das equipes de medicina, é claro. Mas é bom ressaltar que nenhuma força consequiria esvaziar as ruas sem o eficaz trabalho da Comunicação que chega nos tempos atuais âs pessoas de tooooodos os recantos do planeta.
Médicos e pacientes na luta contra a CoronavírusInglaterra – Reprodução BBCAtendimento médico na ItáliaNa Italia, o número de mortos passa de 7.500 – Reprodução EuroNewsMortes e mortes na Europa – Reprodução EuroNewsIgreja na ItáliaAtendimento à população em UgandaColômbia também fecha suas fronteiras para conter o fluxo do coronavírusO presidente Emmanuel Macron, da França, usa a tevê para falar à população das medidas que tomou para conter o vírusAngela Merkel também vai à tevê para falar aos alemães – Reprodução EunoNewsA palavra da Organização Mundial da SaúdeNa Bolívia, o ministro da Saúde, Anibel Cruz, vai à tevê para falar das providências do governo contra o coronavírus em nome da presidene Jeanine AñezBuenos Aires: o presidente Alberto Fernández fala aos argentinos do projeto “Fique em casa”Boris Johnson da Inglaterra se apressa para anunciar as medidas contra pandemiaSebastian Piñera, presidente do Chile, com sua equipe contra a Covid-19O governador de Cuommo, do estado de New YorkNarendra, o primeiro ministro da Índia, também se vale da mídia digital para tratar na crise coronavírusPrimeiro-ministro da Itália, Giuseppe Comte, recomenda o isolamento socialO Presidente Trump em video conferência com governadores dos estados americanos – Foto Shealah CraigheadTeerã Irã: Presidente do Irã Hassan RouhaniBolsonaro na tevê – Foto Divulgação/Presidência da RepúblicaMédico da Organização Mundial da Saúde na ÁfricaAlcoolgel na ArgéliaEm Brasília, o uso de máscaras em frente à Espalanda dos Ministérios – Foto Orlando BritoSeguindo a orientação de isolar as pessoas para evitar contágio, a Bolívia também fecha suas fronteiras e e cancelam vôos – Foto El NacionalQueda em vários bolsas de valoresEquipe sanitária da Organização da Saúde em Serra Leoa, na ÁfricaAfricaJapãoNavio Diamond Princess retido no Japão para quarentena dos passageiros – Foto NewsCommEm Teresina, sequer uma pessoa tranasita pela Rua 7 de Setembro, em frente à sede palácio do governo do estado do Piauí. Todas cumprem o protocolo de isolamento em suas residências – Foto Paulo Barros
Vendedor ambulante em Brasília – Foto Orlando BritoSalvador, Bahia – Fotos: Jefferson Peixoto/SecomO engenheiro químico Sérgio Campos Trindade contraiu a Covid19 enos Estados Unidos e morreu – Foto Álbum de famíliaMédicos e pacientes – Reprodução SICPortão de Brandenburgo, em Berlim, também desertoCidades da Alemanha desertas com o isolamento domiciliarCom a quarentena domiciliar em praticamente todos os países, bares e restaurantes fechadosNa Espanha o número de mortes já supera China. Hotéis recebem possíveis infectados para quarentena – Reprodução EuroNewsInglaterra: imunização de ruas vaziasLondres: metrês vaziosNova Iorque: Rockefeller Center às moscas