Padilha quer modelo de gestão e efetividade na Casa Civil

Ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha. Foto Orlando Brito

O Ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, dedicou quase todo o dia de hoje para definir modelos de gestão e para avaliar a efetividade das ações de governo de Michel Temer.

Eliseu Padilha quer desenvolver um sistema de informação confiável para alertar o presidente da República sobre as dificuldade de execução das ações de governo nos ministérios fins.

Possivelmente o que Padilha está buscando já foi feito por um outro Padilha, de nome José, ex-funcionário da Caixa Econômica Federal, cedido à presidência de Dilma Rousseff. E é possível que ainda esteja nos computadores do Planalto.

A “resenha executiva” de José era alimentada em tempo real trazia informações básicas sobre as ações desenvolvidas pelos ministérios de interesse do presidente da República. Estava organizado por temas: Desenvolvimento Social, Segurança e Cidadania, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, etc.

Por exemplo, o Minha Casa Minha Vida, que está dentro do objetivo de Desenvolvimento Social, apresentava respostas para três indicadores: ações, objetivos e resultados.

O documento com 103 páginas era entregue diariamente à presidente da República para que pudesse avaliar o andamento de obras das Olimpíadas, dos aeroportos, Pronatec, Mais Médicos, etc.

Deixe seu comentário
Artigo anteriorPesquisa: Câmara quer reforma da Previdência. Mas que reforma?
Próximo artigoLava Jato aperta o cerco contra Renan
Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós graduação em jornalismo econômico pela Faculdade de Economia e Administração(FAE) de Curitiba/PR. Repórter especializado em finanças públicas e macroeconomia, com passagens pela Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo e Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Participou da cobertura de formulação e implementação de todos os planos econômicos do país deste o Plano Cruzado, em 1985, ao plano Real, de 1994. Sempre atuou na cobertura diárias das decisões de política econômica dos Ministério do Planejamento, Fazenda e Banco Central. Experiência em grandes coberturas de finanças como das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional(FMI), do Banco Mundial(BIRD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID).